RELATOS DA SEMANA DA CULTURA EM CERRO LARGO

De 26 a 29 de abril aconteceu em nosso município a Semana da Cultura promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com o SESC – Santo Ângelo, o qual é uma entidade privada que atua nas áreas da cultura, saúde, educação, esporte e lazer, promovendo o bem estar social e qualidade de vida, de forma sustentável dos trabalhadores do comércio, serviços e turismo e da sociedade em geral.

As atividades da Semana da Cultura foram planejadas com muito carinho, incentivando, desta forma, a cultura e o lazer das famílias do nosso município. Foram disponibilizados vários brinquedos infláveis, espaço Kid’s e cama elástica para o público infantil e para o público adulto houve duas sessões de cinema.

Os alunos das creches e Educação Infantil participaram da programação, usufruindo dos brinquedos infláveis, e também interagiram com o palhaço “Pipoca”, o qual distribuiu pipocas a todos.

Ainda dentro das programações da Semana da Cultura, no dia 27 de abril, sexta-feira, a Cia Cultura das Estradas abrilhantou os alunos do Ensino Fundamental com duas peças de teatro. Sendo que, foram realizadas quatro sessões para contemplar todos os alunos do 1º ao 9º ano. A peça teatral “A Cigarra e a Formiga” dirigida ao público infantil deixou uma bela mensagem de respeito e aceitação das diferenças. A peça dirigida ao público infanto-juvenil, “Se Liga” abordou o tema da autoexposição na internet, mostrando a forma correta de aproveitar esta importante ferramenta de comunicação. À noite, teve um belíssimo show do Grupo de Émerson Gottardo com o Projeto: “Da Garagem ao Galpão” e logo após, a apresentação da banda Tio Phill.

No sábado, a partir das 14 horas, além dos brinquedos infláveis também houve pintura de rostos e animação cultural conduzida por integrantes da Cia. Burzum. À tardinha, tivemos várias apresentações com o Grupo de Capoeira – APOMIL, coordenada pelo Sargento Paulo de Freitas, atividades do grupo de Escoteiros Nenguiru, apresentação de músicas cantadas e tocadas com violão, teclado, flauta e violino com o Grupo Amor Exigente e para encerrar a programação do sábado, a Banda Municipal de Cerro Largo encantou o público com a apresentação de várias músicas.

No domingo a tarde, continuou a programação com os brinquedos infláveis, mateada com a participação da ervateira Verde Real, presença do palhaço “Pipoca” com distribuição de pipocas para todos gratuitamente e Cia do Burzum.

As atrações permanentes da Semana da Cultura foram a feira do livro, feira do artesanato, eco ponto de recolhimento de gordura saturada, aferição de pressão e a presença constante do SAMU, presença da UFFS representada pela ITCEES com orientações sobre a coleta seletiva e preservação do meio ambiente.

Agradecemos às inúmeras pessoas que colaboraram para que este evento fosse possível. Aos monitores que auxiliaram nas atividades recreativas, principalmente as agentes de saúde e integrantes do Leo Clube, Secretária da Saúde e equipe de enfermagem,  alunos da URI (estagiários do curso de Enfermagem), acadêmicas da UFFS, voluntários  da Incubadora Tecnosocial de Cooperativas e Empreendimentos Econômicos Solidários - ITCEES, o Heimatland pela cedência do espaço para as apresentações teatrais, aos músicos Emerson Gottardo e grupo e banda Tio Phill, Grupo de Capoeira Apomil, Grupo de Escoteiros Nenguiru, Banda Municipal, Grupo Amor Exigente, aos expositores, a ervateira Verde Real.  Um agradecimento todo especial ao palhaço “Pipoca”, na pessoa do Renato Rafael Bauer, pelo trabalho voluntário junto às crianças.