Secretaria da Agricultura e Expansão Econômica

E-mail: agricultura@cerrolargo.rs.gov.br

Fone: (55) 3359 2054

Atribuições

A administração e a equipe da secretaria, a partir das necessidades mais urgentes sentidas pelos Agricultores Familiares em suas atividades, definiu sua atuação em três frentes:

1)    Apoio ao Setor Leiteiro;

2)    Agroindustrialização ou Iniciativas Diferenciadas;

3)    Criação de Peixes.

A produção de leite no Município está presente em praticamente todas as propriedades dos agricultores, representandoem muitas, sua primeira fonte de renda. A partir desta constatação, a Administração Municipal, através da Secretaria da Agricultura, renovou o contrato com a Coopacel e ampliou o valor pago para subsidiar o sêmen do gado leiteiro.

A atividade leiteira necessita de vários focos de atenção para poder ser rentável, dentre as quais podemos citar a genética, a alimentação, o manejo, a reprodução, concomitante com uma boa gestão da propriedade. Preocupados com isto, a secretaria irá apresentar novidades, no intuito de fomentar esta importante atividade agrícola do município.

Em termos de Agroindústria, nosso município possui um enorme potencial, com isso tornar-se-á necessário incentivar ao máximo a legalização delas e assim poder entrar nos mercados estabelecidos e poder, igualmente participar dos programas institucionais de compra de alimentos.

O potencial aquícola associado a grande demanda de carne de peixe no município, remete a uma necessidade de adequação e investimentos neste setor pela Secretaria.

Serviços:

a)    Encomenda de semente de milho troca-troca safra e safrinha;

b)    Encomenda de mudas de árvores nativas e eucalipto;

c)    Encomenda de alevinos;

d)    Serviços de máquinas;

e)     Liberações Ambientais de Impacto Local e para corte de Árvores Nativas;

f)     Serviço Municipal de Inspeção de produtos de origem animal.

Preocupados com as mudanças que estão acontecendo nas questões ambientais, a atual administração está desvinculando este setor, e encontra-se em fase de implantação o Departamento do Meio Ambiente.

Na atual gestão o responsável pela Secretaria é anderson kessler

Endereço: Rua Major  Antonio Cardoso, 250 – Centro – Anexo II Prefeitura Municipal

Horário: 8h às 11h30min e 13h30min às 16h40min

Telefone: (55) 3359.2054